terça-feira, 2 de novembro de 2010

Quem venceu?

A primeira Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, foi eleita com 56,05% dos votos válidos, no dia 31 de outubro de 2010, em um pleito de caráter obrigatório e que teve 78,50% de comparecimento de eleitores. fonte: http://divulgacao.tse.gov.br/.

Após a divulgação do resultado final e de campanhas eleitorais marcadas, principalmente no segundo turno, por acusações, ofensas pessoais e tentativas de manipulação da massa através de temas sensíveis como religião, percebeu-se que uma quantidade significativa de eleitores brasileiros (21,50% de abstenção, 2,30 % de votos brancos e 4,40 % de votos nulos) se eximiram da escolha apresentada: Dilma Rousseff  x  José Serra.

Por diversas vezes ouvi comentários de pessoas que não perceberam a pobreza de argumentos dos candidatos representada pela falta de propostas competentes e convincentes de projetos para o futuro do Brasil.  Muitas pessoas diziam que não votariam em Dilma porque ela teria uma opnião a favor do aborto e isso iria de encontro com as suas convicções religiosas, alguns destes comentários foram feitos até por lideres religiosos quando ministravam seus encontros com fiéis nas igrejas. Outras pessoas, votariam na candidata somente porque ela era a candidata de Lula, atual presidente e que vem sendo apresentado como um dos mais populares da história do Brasil.

E é com uma leve impressão de que os candidatos estavam mais preocupados com a ocupação do cargo de Presidente da República, do que com a resolução dos problemas do povo, que fica a pegunta: a final, quem venceu a eleição?  O povo, Dilma do Partido dos trabalhadores e sua tropa de aliados (PRB / PDT / PMDB / PTN / PSC / PR / PTC / PSB / PC do B), ou a falta de opção? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário